sábado, 13 de outubro de 2007

Alceu Valença - Vivo (1976)

Set List

1- Casamento da Raposa Com o Rouxinol
2- Descida Da Ladeira
3- Edipiana Nº 1/Emboladas
4- Você Pensa
5- Punhal de Prata/O Medo/Quanto É Grande O Autor Da Natureza/Cabelos Longos/Índio Quer Apitos

6- Pontos Cardeais
7- Papagaio do Futuro/Emboladas
8- Sol e Chuva



Nem pense em Morena Tropicana, La Belle de Jour ou Bicho Maluco Beleza! Nem precisa se preocupar por conta da radiola que há muito tempo não funciona mais: trata-se de uma obra prima do maior representante da música pernambucana em CD com som remasterizado. Mesmo que você não queira, quem escuta Vivo é obrigado a mergulhar no sotaque, na regionalidade e na interpretação maluca de Alceu Valença. O vinil foi gravado no Teatro Teresa Rachel, na cidade do Rio de Janeiro, durante o show “Vou Danado Pra Catende” no ano de 1976. Além de clássicos como “Descida da Ladeira” e “Sol e Chuva”, é recheado de músicas contagiantes que poucos tiveram o prazer de conhecer, até então (porque agora você tem a Vitrola Gozada). São elas: “Casamento Da Raposa Com O Rouxinol”, “Edipiana Nº 1” (esse nome deve-se ao motivo de ser a primeira música que Alceu compôs para a sua mãe), “Você Pensa”, entre outras.




Depois que escutei esse CD pela primeira vez, não me restou dúvidas de que Alceu Valença é um porra louca do cacete! Mas diferentemente do que vocês possam pensar ao ler essa última frase, é esse o principal motivo de escutá-lo.


*Data da gravação do vinil

Por Vitor Bahia



Gostou? Então goze aqui: Alceu Valença - Vivo (Download)

12 comentários:

Roberto Moura disse...

Esse LP é uma "OBRA DE ARTE".
Não acho uma música, sequer, original, nem no e-Mule. Procuro o disco há anos...
Agradeço, de coração, a oportunidade de poder ouví-lo, novamente, agora, em meu carro.
Muito Obrigado.

Unknown disse...

maravilhoso álbum!
estou à procura do álbum que tem Vou danado pra catende! , mas só achei no álbum do festival da nova mpb...
você saberia me informar?

Anônimo disse...

Esse album é incrivel. Pouca gente conhece essa fase maravilhosa do alceu. Pena que durou pouco.
Priscilla "Vou danado pra Catende" voce acha no album "Molhado de suor".
abração

Purple Man from Brasil disse...

UMA OBRA PRIMA.
A MASTER PIECE.

O guitarrista do "Ave Sangria" http://www.racksandtags.com/purplemanfrombrasil/1978291/Ave-Sangria-Ave-Sangria era o Paulo Raphael e toca com o Alceu até hoje.

Parece que no álbum "Ao vivo" (1996) gravado em Montreux, o outro guitarrista do "Ave Sangria" (Ivson Wanderley) também toca.

UMA CURIOSIDADE: o riff da música "Anunciação" do Alceu Valença é chupinhada de "The Day of The Change" do Andromeda (http://www.racksandtags.com/purplemanfrombrasil/1273132/Andromeda-Definitive-Collection ).

Só que esse Andromeda é uma banda de 1968...


Eu sei pouca coisa sobre MPB e nunca me interessei por Alceu Valença que obviamente conhecia há muito tempo. E mesmo dos bons relatos que sempre ouvi falar do tal "Vivo" de 1976.

Era aquela coisa... "Pô... o cara não faz rock......o cara é MPB.... Outra hora eu ouço.

E realmente fiquei de queixo caído. É duca!

(p.s. =====> alguma alma bondosa tem a capa traseira desse álbum para me enviar. Agradeço).

PAZ!
AMOR!
ALEGRIA!

Anônimo disse...

claro que eu já conhecia o Alceu de longa data, mas quando comprei o seu último cd (CIRANDA MOURISCA 2010) fiquei ouvindo até enjoar;
eu tava procurando outra coisa, mas vou baixar este primeiro: MUITO LEGAL ESTE POST!

Anônimo disse...

Olha ai PurpleMan, eu tenho a capa. Se quiser me manda um e-mail (reinaldo@acquabellahotel.com.br)

heloisa nohara disse...

Gente, o Alceu vai estar em SP hoje, amanhã e sábado apresentando esse CD no sesc Belenzinho.

Anônimo disse...

muito bom MESMO
COMO POSSO RETRIBUIR O PRESENTE?

Sal57

Anônimo disse...

Por favor, postem novamente...

O link não está funcionando mais =/

neto disse...

http://fomesonora.blogspot.com.br/2011/10/alceu-valenca-vivo_15.html

Augusto disse...

Assisti ao Alceu tocando esse disco na íntegra no Festival Psicodália 2012/2013. Não conhecia ainda e fiquei maravilhado. Show enérgico que pôs todo mundo pra cima. Choveu muito durante o festival, formou lama por tudo. Nada melhor para combinar com 'Descida da Ladeira'!

Fernando Porto disse...

Qual é a senha para descompactar, amigo?